Que Dia é Hoje?

16/2/1959
Fidel Castro se torna chefe de governo de Cuba

Fidel Alejandro Castro Ruz (1926) governa Cuba desde 1959, como chefe de governo, e a partir de 1976 também como chefe de Estado. Em julho de 2006, delegou temporariamente seus poderes ao irmão Raúl Castro, por problemas de saúde

Graduou-se em Direito pela Universidade de Havana, onde começou seu interesse pela política e pelo pensamento comunista.

Em 1953, com um grupo de cerca de 100 pessoas, tentou tomar o quartel Moncada, como parte de um plano para derrubar o ditador Fulgencio Batista. Embora derrotado, tornou-se conhecido e fundou o Movimento 26 de julho. Preso, foi condenado a 15 anos de prisão mas foi anistiado menos de dois anos depois.

Foi para o exílio, no México, onde conheceu o médico argentino Ernesto Che Guevara (1928-1967), ao qual se juntou para comandar a Revolução Cubana. Regressou à Cuba com um grupo de guerrilheiros que foram dizimados. Os sobreviventes se refugiaram na Sierra Maestra de onde iniciaram ações contra o governo, até conseguirem derrubar o governo de Batista em 8 de janeiro de 1959.

No dia 16 de fevereiro, Castro assumiu o cargo de Primeiro Ministro.

Conteúdos relacionados
» Revolução cubana
» Cuba sem Fidel